quarta-feira, 26 de junho de 2019

Marcos da telecomunicação brasileira.


Chacrinha

Em 1957, Abelardo Brabosa estréia seu programa Discoteca do Chacrinha, em que subverte o formato tradicional dos programas de auditório ainda muito engessados pela matriz do rádio. A Discoteca era um verdadeiro circo, onde o apresentador, abandona os smokings usuais, a fala empolada, a postura elegante, dando lugar ás fantasias coloridas e brilhantes, a descontração na interação com o público e os gestos exagerados e cômicos. Está no ar a personagem Chacrinha que traz do rádio o programa de calouros sob um novo formato, divertido, sem deixar de oferecer uma plataforma aos novos talentos da música, ao lado de cantores já consagrados.




Marcelo Tas/Ernesto Varela

Já em 1983, Marcelo Tas, através do personagem Ernesto Varela, vem inovar a entrevista na reportagem em campo. Varela, autodenominado repórter fictício, cria seu diferencial ao fazer perguntas inusitadas aos seus entrevistados, principalmente aos políticos, dizendo-lhes aquilo que todos gostariam de dizer mas não tinham coragem ou insolência.




Datena

Por último, vale citar José Luiz Datena, com seu programa Brasil Urgente, que ao se mudar para a TV Bandeirantes em 2011, calça o jornalístico na cobertura direta de casos policiais e eventos urbanos com a participação da população, inicialmente através de SMS, agora a equipe coloca no ar rapidamente vídeos enviados e ligações diretas com o apresentador, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário